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Educação para a cidadania socioambiental

O estudo objetivou analisar a Educação Ambiental (EA), focando a cidadania socioambiental no ensino fundamental de uma escola pública da Vila Parolin, em Curitiba. O referencial teórico fundamentou a pesquisa de campo, qualitativa, como estudo de caso, levantando dados com docentes e equipe pedagógica quanto a conceitos e práticas de EA; com os alunos, o entendimento de meio ambiente e cidadania. Embasado na Análise de Conteúdos, o tratamento dos dados explicitou seus significados e sentido. Os resultados revelaram: entendimento genérico e de senso comum de meio ambiente, pela maioria do pessoal escolar; Educação Ambiental como cuidado dos ambientes, desvinculada de uma educação socioambiental cidadã; e cidadania como visão de respeito ao outro e ao entorno local-planetário, sem relação com o exercício de direitos e deveres. As práticas de EA caracterizaram-se incipientes; e a qualificação deficiente do pessoal escolar e falta de interação dificultavam o desenvolvimento da mesma. Os alunos da 3ª série não explicaram meio ambiente, propondo ações de cuidado – repetidas pela 4ª série, que ainda explicou meio ambiente vinculado à natureza. Os cuidados com o meio ambiente foram prescritivos, quanto ao lixo, denotando o discurso da escola. Verificou-se uma prática pedagógica desconectada do exercício da cidadania; esta foi entendida como respeito aos outros e ao entorno local; e melhorias no bairro sob o foco do paternalismo governamental e, também, com ações próprias. Evidenciou-se um senso inicial de cidadania, ligado a deveres e não a direitos, numa perspectiva individualista, sem dimensão coletiva. A realidade de vida apresentou-se socioambientalmente precária; apesar dessa condição, a maioria dos alunos expressou uma visão esperançosa de futuro. O estudo evidencia a necessidade da escola repensar a Educação sob o foco da cidadania socioambiental.

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A estimativa de entrega para impresso normal é de 15 a 25 dias úteis

Sobre o autor

MARIA AMÉLIA RENNÓ CASANOVA Graduada em Direito (1994), UFPR, Especialista em Meio Ambiente, Desenvolvimento e Educação (2009) e Mestre em Educação (2012), ambas pela UFPR. Ex- Assessora Jurídica do Ministério Público do Estado do Paraná. Advogada Colaborativa, Mediadora Extrajudicial, Membro do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas – IBPC (2016). Membro do Instituto dos Advogados do Paraná (2020). Presidente da Comissão da Advocacia Colaborativa da OAB/PR (2019).

Educação para a cidadania socioambiental

REF N/D Categoria

Informação adicional

Peso 500 g
Dimensões 23,5 × 16,5 × 1,5 cm
Formato

Impresso, Ebook